Comitê autoriza a instalação de 300 novas ligações em Vila Rica – Deputado Estadual Baiano Filho
sábado, 21 de outubro de 2017 - 05:37
Baiano Filho
Posted on Tags
Comitê autoriza a instalação de 300 novas ligações em Vila Rica

O deputado Estadual Baiano Filho (PSDB) comemorou esta semana, a decisão do comitê gestor do Programa Luz Para Todos que definiu pela implantação de 300 novas ligações em atendimento às famílias situadas na localidade de Santaninha, em Vila Rica até o sul do Pará. O atendimento foi garantido, após o comitê desmembrar Vila Rica do pacote global de 1.353 implantações previstas para os estados de Mato Grosso e do Pará.

Para a implantação de todo o pacote seria necessário mais de R$ 58 milhões investidos na construção de 760 km de novas redes. Neste calculo, o valor individual por unidade consumidora extrapolaria os limites de ligação impostos pela ANEEL, fixados em até R$ 25 mil/UC. Este foi o principal motivo que levou o comitê a retirar Vila Rica do pacote global, garantindo o atendimento das famílias, e evitando que fossem prejudicadas pela inviabilidade do projeto.

Baiano avalia que o bom senso e a sensibilidade do comitê foram fundamentais para o atendimento das famílias, que aliado ao interesse das concessionarias e a disponibilidade de energia na região dará celeridade às instalações. “Há cerca de três anos formulamos um grande movimento com a participação de produtores e da classe politica para cobrarmos da União a expansão do fornecimento de energia no Norte Araguaia, e hoje temos a satisfação de presenciar a cessão de uma carga ociosa para o atendimento na divisa com o Pará. Nossa certeza é de dever cumprido. Conseguimos cumprir mais uma de nossas obrigações na defesa e garantia da estruturação do Norte Araguaia”, vibrou Baiano.

Na decisão tomada com a presença de membros do Ministério de Minas e Energia, Energisa, Celpa e Eletronorte ficou definido que a concessionária responsável pelo atendimento paraense fará a readequação do mapa de distribuição, equiparando os valores de ligação por unidade consumidora, conforme portaria da ANEEL. Após as adequações, o projeto será submetido à aprovação do Comitê Gestor, para posterior início das obras.

A proposta é formalizar uma parceria entre as concessionarias Celpa e Energisa, para que a carga ociosa produzida pela Termelétrica de Querência passe a atender as famílias no extremo norte de Vila Rica. Na contramão do que ocorria há cerca de dois anos, hoje a Termelétrica localizada no Norte Araguaia, trabalha com apenas 50% da capacidade de produção. Com a pactuação, aproximadamente 34 KV deverão ser transferidos para o atendimento das famílias. Somado a isso, também serão construídas cerca de 165 km de novas redes, partindo de Santaninha em direção ao sul do Pará.  A oferta de energia no Norte Araguaia também foi um dos motivos que levou o comitê a decidir pelo atendimento de Vila Rica.

Para a produtora rural Sandra Mendonça, responsável pela mobilização das famílias localizadas na região de Santaninha, a intervenção do deputado Baiano Filho foi fundamental no sentido de sensibilizar o conselho gestor sobre a precariedade a que estão submetidas às famílias, tendo inclusive sua capacidade de produção e subsistência comprometidas.

Além do prefeito Abimael Borges de Vila Rica, também participaram das discussões a primeira dama e secretária de Assistência Social Lucy Meiry, os vereadores Jair Zorzi, Janovan Rios e Divino dos Santos, e o secretário Municipal de Educação Ademar Schmitt.

Baiano Filho

Deputado Estadual Baiano Filho

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Antônio Maggi, S/Nº – 1º Andar, Sala 113, Setor A – CPA
CEP. 78049-901 – Cuiabá/MT

(65) 3313-6757 / depbaianofilho@al.mt.gov.brimprensabaianofilho@gmail.com

© 2011 - 2017  |  Deputado Estadual Baiano Filho  |  Todos os direitos reservados