Baiano se reúne com o presidente da FUNAI, nesta 4ª feira, em Brasília – Deputado Estadual Baiano Filho
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 - 17:51
Baiano Filho
Baiano se reúne com o presidente da FUNAI, nesta 4ª feira, em Brasília

O deputado Estadual Baiano Filho (PSDB) se reunirá nesta quarta-feira, 04.10, às 14h30, com o presidente da FUNAI, o general Franklimberg de Freitas, em Brasília/DF. Na pauta, a cobrança pela finalização do estudo indígena referente aos lotes “A e B” do contorno à Reserva Marawatsede. Os estudos serão entregues ao IBAMA e irão compor o conjunto de licenças para a continuidade das obras de pavimentação da BR-158, no Norte Araguaia.

Há cerca de 10 dias, o Norte Araguaia pôde comemorar a divulgação do edital para a licitação do lote “A”, que compreende os 85 km entre Canabrava do Norte a Alto Boa Vista.

Com a licitação do lote “A”, o DNIT agora trabalha para o lançamento do edital referente ao lote “B”. O órgão já concluiu a revisão técnica do lote, os quais já foram devolvidos à empresa Ecoplan para correção final, e posterior elaboração do edital, o que deve ocorrer em 30 dias. O lote ‘B’ contempla a segunda parte do contorno, em um trecho de 100 km entre Alto Boa Vista, passando por Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia até o Alô Brasil.

O compromisso pela entrega dos estudos indígenas foi assumido em abril, durante audiência pública promovida por Baiano Filho no Alô Brasil, quando o então presidente da FUNAI Antônio Fernandes Costa assumiu a responsabilidade de acelerar a entrega dos estudos ao IBAMA para a conclusão do licenciamento ambiental do contorno, o que ainda não aconteceu.

Segundo Baiano, o DNIT tem mantido um ritmo acelerado para a conclusão dos projetos técnicos, restando apenas à conclusão dos estudos indígenas que serão endossados pelo IBAMA e anexados ao conjunto de licenças da obra.

“Há mais de sete anos pude assistir o então governador Blairo Maggi desafiar o Ministério dos Transportes, propondo que para cada R$ 1,00 colocado pela União, Mato Grosso colocaria outro R$ 1,00 para a conclusão da BR-158, o que não aconteceu; à época vimos ainda a senadora Serys Slhessarenko mover céus e terras pelo licenciamento ambiental dos 213 km entre o Posto da Mata até a divisa com o Pará. Assim que assumimos esse parlamento em 2011, realizamos dezenas de visitas à FUNAI com o apoio da bancada federal em Brasília, e no último dia 30 de abril realizamos uma grande audiência pública no Alô Brasil, onde mais uma vez recebemos o apoio inconteste do senador Wellington Fagundes, que lidera como um guerreiro a luta pelas rodovias do estado; mas o que comemoramos hoje não é  o fim de uma luta, é o início de uma nova batalha pelo reinício e conclusão das obras, uma luta que tive e terei o imenso prazer de encampar”, definiu Baiano.

Baiano Filho

Deputado Estadual Baiano Filho

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Antônio Maggi, S/Nº – 1º Andar, Sala 113, Setor A – CPA
CEP. 78049-901 – Cuiabá/MT

(65) 3313-6757 / depbaianofilho@al.mt.gov.brimprensabaianofilho@gmail.com

© 2011 - 2017  |  Deputado Estadual Baiano Filho  |  Todos os direitos reservados